31/08/2018

Secretaria de Saúde promove curso para cuidadores de idosos

Mais de 200 profissionais do setor público, iniciativa privada e entidades assistenciais aprenderam mais sobre risco de quedas e importância da medicação

A Secretaria de Saúde de Suzano, em parceria com a Faculdade Piaget, promoveu nesta sexta-feira (31/08) um curso sobre cuidados com idosos. A capacitação ocorreu no auditório da instituição de ensino superior e contou com mais de 200 profissionais ao longo do dia.

A apresentação coube ao coordenador de Farmácia da Secretaria de Saúde de Suzano, Rodrigo Christiano Hilário Moreira, e à professora da Faculdade Piaget Joyce Cristine de Mello. O curso foi direcionado a cuidadores de idosos, facilitadores de entidades assistenciais conveniadas, profissionais que atendem instituições privadas, como casas de repouso, e integrantes da rede municipal que fazem atendimento a domicílio.

As palestras aconteceram nos períodos da manhã e da tarde. Foram apresentados desafios e soluções sobre a prevenção de quedas após os 65 anos e a atenção necessária em relação à administração de medicamentos. Durante o curso, foi chamada a atenção tanto à necessidade de se estabelecer rotinas quanto a compreender as particularidades de cada caso, respeitando a individualidade do idoso.

A capacitação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Suzano para a obtenção do Selo Município Amigo do Idoso, concedido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. A certificação atesta que a cidade reconhece e proporciona as condições adequadas para o envelhecimento ativo, a dignidade e a qualidade de vida para a população da Melhor Idade.

O secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, afirmou que Suzano mantém em seu foco tanto políticas diretas quanto preventivas.