08/01/2019

Samu capacita funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal

Intenção foi apresentar noções a respeito de como proceder em casos de acidente, desde primeiros-socorros a procedimentos para facilitar e agilizar resgates

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu nesta terça-feira (08/01) uma capacitação para funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal Tomoe Uemura sobre Suporte Básico de Vida. A intenção foi apresentar aos servidores algumas noções a respeito de como agir em casos de acidente, desde primeiros-socorros a procedimentos para facilitar e agilizar resgates. A solicitação para o treinamento foi feita pela Diretoria de Praças, Parques e Jardins à Secretaria Municipal de Saúde.

As orientações foram prestadas pelo enfermeiro Jefferson Azevedo, que integra o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Suzano. O foco principal com a capacitação são os usuários das recém-inauguradas pistas de skate localizadas nas dependências do Parque Municipal Max Feffer. Como se trata de um local para prática de esporte radical, há a possibilidade de ocorrências que exijam algum tipo de atendimento médico. Além de promover a capacitação, o Samu também vai entregar aos funcionários kits básicos com insumos.

Os participantes visitaram todas as dependências da base, desde o setor de regulação de chamados à sala de expurgos e almoxarifado, conheceram as viaturas – uma de suporte avançado e quatro de suporte básico – e puderam ter contato com o dia a dia dos funcionários do local, que somam mais de 80 em várias funções e turnos. Em seguida passaram por uma aula com informações sobre o serviço prestado em Suzano e também por uma simulação de atendimento. Ao final, todos receberam certificados. Em média, o Samu realiza 18 capacitações como essa por mês para o Poder Público, empresas e comunidade.