12/02/2019

Rua Regina Cabalau Mendonça passa por recuperação asfáltica

Obras tiveram início nesta terça-feira (12/02) e envolvem a restauração de 1,3 quilômetro de via; expectativa é de que sejam concluídas em 70 dias

A Prefeitura de Suzano dá início a mais uma importante etapa de recuperação asfáltica no município, com a restauração completa da pavimentação da rua Regina Cabalau Mendonça. As obras ocorrem em 1,3 quilômetro de extensão, desde a bifurcação das estradas dos Fernandes e Santa Mônica até a rua Baruel, o equivalente a 13.113,62 m² de via. O acesso é uma ligação essencial entre o centro da cidade e a região do Casa Branca. O trabalho é orçado em R$ 511.703,75 e a expectativa é de que seja concluído em 70 dias.

A recuperação, que é realizada pela empresa A. Tonanni, consiste no revestimento de proteção, impermeabilização e rejuvenescimento superficial do pavimento já desgastado pelo tráfego e pela ação do tempo. O material é destinado às vias pouco deterioradas, que apresentem ligante asfáltico rígido e trincas quebradiças, a fim de elevar a vida útil e evitar reparos posteriores.

A restauração é acompanhada pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos e pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae). O serviço deve inibir deficiências estruturais na via, por meio da aplicação do revestimento asfáltico frio em duas camadas, sendo a primeira para preencher e selar trincos do pavimento e a segunda para aumentar a resistência e a aderência e corrigir imperfeições do piso.

Para a recuperação da rua Regina Cabalau Mendonça será usada uma usina móvel de asfalto, gerando economia e menor emissão de gases poluentes. Outro ponto positivo da obra é quanto ao período de interdição da via, já que o material é à base de água e leva apenas de uma a quatro horas para liberação do tráfego completo.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi comemorou a conquista, destacando a importância da via, uma vez que o trabalho vai de encontro à recuperação asfáltica já realizada em Suzano, como as melhorias viárias na Marginal do Una, na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, no trevo do Jardim Dona Benta e na avenida Francisco Marengo.