02/01/2019

Rede Municipal de Saúde atende mais de 800 pessoas em terapias integrativas

Entre os tratamentos estão acupuntura, homeopatia e meditação; meta é expandir os trabalhos durante o ano de 2019

A Secretaria de Saúde de Suzano vem oferecendo métodos e terapias complementares para a população. São seis tipos de tratamentos, que vão da acupuntura à meditação. Aceitas pelo Ministério da Saúde, as práticas integrativas atendem mais de 800 pessoas mensalmente e já estão sendo aplicados em alguns postos de Saúde. A meta é ampliar as ações durante o ano de 2019.

De acordo com o titular da Saúde suzanense, o médico Luis Cláudio Rocha Guillaumon, estão sendo oferecidos tratamentos de acupuntura, auriculoterapia, arteterapia, homeopatia, reiki e meditação, atendendo pacientes que contam com diagnóstico das mais variadas questões de saúde, como dores crônicas, ansiedade, insônia, asma, entre outras.

O trabalho já está sendo realizado nas Unidades da Saúde da Família (USFs) Dr. Eduardo Nakamura (rua Mário Bochetti, 680 – Miguel Badra), Jardim São José (rua Turquia, 501) e Jardim Europa (avenida Washington Luiz, 1.608), bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dr. André Cano Garcia (av. Jaguari, 37 – Jardim Dona Benta), Prefeito Alberto Nunes Martins (rua Paulo Portela, 205 – Centro), Monte Cristo (rua Cachoeira, s/n) e Palmeiras (travessa Crispim Adelino Cardoso, 137 – Recanto Feliz). Os quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também são contemplados com as atividades.

A implantação segue a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), elaborada em 2006 pelo Ministério da Saúde, que pretende incorporar as práticas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para promover a saúde integral e mudar o paradigma do tratamento de doenças, prevenir o agravamento de enfermidades e auxiliar na recuperação dos pacientes, com ênfase na atenção básica.

Para 2019, a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo aumentar a oferta de práticas integrativas e complementares para todas as unidades de saúde da cidade, a fim de aprimorar os atendimentos e realizar a prevenção de doenças.