04/12/2018

Projeto estimula comunidade em ação compartilhada para revitalização urbana

Diretoria de Praças, Parques e Jardins de Suzano e população atuam em conjunto para recuperação de áreas públicas do município

A Prefeitura de Suzano vem realizando uma série de ações junto à comunidade de revitalização compartilhada da paisagem urbana. Com o objetivo de resgatar o título de “Cidade das Flores”, agentes públicos e grupos de moradores têm recuperado áreas públicas em várias regiões da cidade. O projeto é coordenado pela Diretoria de Parques, Praças e Jardins e já ocorreu em quatro locais: rua Ivo Miguel da Silva, no Jardim Cacique; rua Santa Tereza, no Jardim Nazareth; rua Ismael Guilherme da Silva, no Jardim Leblon; e Praça João Paschoal, no Miguel Badra.

A revitalização é feita a partir do contato entre a administração municipal e a população, que demonstra interesse em implantar uma horta ou jardim de responsabilidade comunitária. A diretoria avalia as necessidades do local e concede tanto os materiais quanto o conhecimento técnico para a realização da renovação e da manutenção adequada, tudo gratuitamente.

Além desse trabalho compartilhado, o setor também disponibiliza mudas de flores e árvores, produzidas pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, localizado nas dependências do Parque Municipal Max Feffer. Outro ponto que auxilia nesse sentido é o curso de jardinagem oferecido em parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). Atualmente, se encontra em sua segunda turma e já promoveu intervenções em áreas públicas no Jardim Imperador.

Interessados no projeto de conservação compartilhada podem entrar em contato com a Diretoria de Parques, Praças e Jardins de Suzano, que fica no Viveiro Municipal, localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador. O telefone para contato é o (11) 4749-3943.