12/08/2019

Professores de Suzano recebem orientação sobre Currículo na Educação Integral

Atividade, realizada no Complexo Educacional Mirambava, aborda as adequações entre teoria e prática na aplicação dos parâmetros curriculares nacionais

Mais de 60 professores e dirigentes escolares de Suzano, juntamente com profissionais da Educação de outras quatro cidades do Alto Tietê, participaram nesta segunda-feira (12/08), no Complexo Educação Mirambava, da primeira jornada de qualificação do “Ciclo Formativo – Currículo na Educação Integral”. A atividade aborda as adequações entre teoria e prática na aplicação dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Integral.

Promovido pela Prefeitura de Suzano, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo (Undime), o encontro foi coordenador pela mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e diretora de escola no município, Angélica Curvelo Alves.

Na primeira etapa dos trabalhos, os participantes abordaram quatro assuntos relacionados ao ensino: Educação Integral, Currículo na Educação Integral, Competências e Território da Educação. Todos os temas fazem parte do processo de adequação do modelo aplicado em salas de aula de escolas municipais de todo o Alto Tietê.

A iniciativa foi dividida em duas etapas: durante a manhã, houve um debate teórico entre os temas apresentados para alinhamento de conceitos; e, no período da tarde, uma atividade externa, onde os integrantes do curso buscaram exemplos de potencial educativo, com instituições, pessoas, anúncios e questões que podem ser utilizadas e trabalhadas em sala de aula, sob a luz do Currículo Nacional da Educação.

Para a palestrante, o Ciclo Formativo tem como principal meta derrubar as fronteiras entre teoria e prática. “É fundamental ajustar entre as vivências do dia-a-dia nas escolas e o arcabouço teórico. Na parte prática, levar aos alunos exemplos do cotidiano aproxima ainda mais a didática e viabiliza o trabalho do professor, por isso precisamos melhorar as ferramentas e abordagens”, explicou.

O secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, elogiou o trabalho realizado no Centro Educacional Mirambava. Para ele, este é o ponto de partida para a mudança em diversas escolas não apenas em Suzano, mas em toda a região, onde os participantes serão como multiplicadores em suas respectivas redes, auxiliando no processo.