13/02/2020

Prefeitura entrega novo equipamento ao Corpo de Bombeiros de Suzano

Desencarcerador foi adquirido pelo governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi por meio de emenda parlamentar do deputado estadual André do Prado

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, realizou na tarde desta quinta-feira (13/02) a entrega oficial de um novo equipamento ao Corpo de Bombeiros. Trata-se de um desencarcerador, que permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis. O investimento foi de cerca de R$ 70 mil, com emenda parlamentar do deputado estadual André do Prado e intermédio da vereadora Gerice Lione.

A solenidade, que teve início às 13h30, foi marcada por uma simulação de retirada de vítimas de um carro supostamente acidentado, já com o novo equipamento, que tem formato parecido com uma tesoura.

“Em uma ocorrência de trânsito, a vítima pode estar presa nas ferragens do automóvel. Para a remoção da pessoa, utilizamos o desencarcerador, começando pelas portas e, em seguida, com a retirada do teto. Desta forma, temos uma maior facilidade para atuação do Corpo de Bombeiros”, detalhou o comandante do Posto de Suzano, tenente Marcos Carbonel.

De acordo com Gerice, o tenente Carbonel e o capitão Lucas Miatello solicitaram apoio para aquisição deste equipamento. Ela explicou que conversou com o deputado André do Prado e com o prefeito Rodrigo Ashiuchi para ajudar o Corpo de Bombeiros. Com isso, o investimento foi encaminhado pelo parlamentar e a prefeitura rapidamente fez os procedimentos para que fosse possível atender esta demanda.

Segundo o deputado estadual André do Prado, seu objetivo é auxiliar os servidores da Segurança Pública. Ele disse que é defensor da PM e do Corpo de Bombeiros e sempre que possível tenta ajudá-los. Prado explicou que, em Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi vem trabalhando muito por mais qualidade de vida aos cidadãos e também em oferecer melhor estrutura às corporações que zelam pela população.

O chefe do Executivo suzanense, em sua fala, destacou a importância do investimento à Segurança e que este equipamento vai salvar muitas vidas. Ele disse que o novo desencarcerador foi conquistado a partir de uma união entre prefeitura, câmara e o deputado. Ashiuchi segue na certeza de que será de bom uso e que vai somar com os serviços prestados pelos soldados.

Estiveram presentes o subcomandante do Corpo de Bombeiros no Estado, coronel Luiz Alberto Rodrigues da Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, coronel Jefferson de Mello; o comandante do 17º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Antonio Joaquim de Oliveira Neto; e o comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros (SGB) de Suzano, capitão Lucas Miatello.

Também participaram do evento o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo; o assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos; o comandante de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), coronel Wagner Tadeu da Silva Prado; o chefe de Estado Maior da CPA/M-12, tenente-coronel Leandro Lessa; e o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Tibério Bonifácio.