23/01/2017

Prefeitura de Suzano-SP dá início à campanha em comércio ambulante

Prefeitura de Suzano-SP dá início à campanha em comércio ambulante

Com apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) da cidade, ação visa auxiliar e regularizar a atuação de comerciantes de rua do quadrilátero central e dos bairros; próximo passo da iniciativa vai abarcar fiscalização e o recolhimento de mercadorias irregulares

 

A Prefeitura de Suzano-SP, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, e em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), deu início na manhã desta segunda-feira (23 de janeiro) ao trabalho de conscientização do comércio ambulante da cidade. A ação se concentrou na área central e faz parte da estratégia da administração municipal para os primeiros cem dias de governo. O objetivo do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi é requalificar o espaço urbano e regularizar a atividade informal do município.

Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a equipe de fiscalização da Prefeitura de Suzano deram início aos trabalhos de orientação na avenida General Francisco Glicério, no quadrilátero central, e seguiram para os arredores da estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na oportunidade, foram entregues aos ambulantes e comerciantes da região um panfleto com informações sobre o comércio de produtos e serviços sem respaldo legal. O panfleto, inclusive, adverte que, qualquer insistência no comércio irregular pode acarretar no recolhimento de mercadorias.

O verso do folheto ainda traz informações úteis sobre procedimentos e alternativas destinadas àqueles que desejam regularizar a atuação ambulante, como o Microempreendedor Individual (MEI) para legalização da atividade comercial; o Banco do Povo, para a liberação de microcrédito; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para assistência, treinamento e desenvolvimento do empreendedor; além do Programa de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para o cadastro de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e entrada no pedido de seguro-desemprego.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o empresário André Maurício Loducca, a campanha de conscientização será realizada durante toda a semana, com o objetivo de esclarecer os ambulantes que atuam no município. O gestor lembra, inclusive, que a administração não deseja colocar em prática uma ação meramente proibitiva.

Neste momento, a campanha de conscientização e de fiscalização está concentrada na malha central de Suzano, como nas ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant. Posteriormente, a mesma ação será realizada com os ambulantes que atuam nos centros comerciais dos bairros Boa Vista, na região norte da cidade, e no distrito de Palmeiras, na região sul.