21/12/2018

Prefeitura de Suzano reforça importância da destinação correta de entulho e inservíveis

Além da conscientização sobre o assunto, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos incentiva população a denunciar casos de descarte irregular

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano faz um alerta à população sobre a importância do descarte correto de lixo, entulho e materiais inservíveis em toda a cidade, principalmente em áreas de várzea de rios e córregos. O objetivo principal é manter o município limpo e também minimizar os impactos causados pelas chuvas, como os alagamentos. Além da conscientização sobre o assunto, a pasta incentiva os moradores a fazerem denúncias caso flagrem situações de despejo clandestino.

Ele destacou que o volume de detritos encontrados em diferentes regiões da cidade é muito grande. Recentemente, a pasta retirou mais de mil toneladas em trechos do Parque Maria Helena. Coincidentemente, é neste bairro onde funciona um Ecoponto da Prefeitura de Suzano justamente para destinação de restos da construção civil, móveis e equipamentos domésticos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias (rua Antônio Francisco dos Santos, 186). Além deste, há também o Ecoponto da Cidade Boa Vista (rua Vítor Miguelino, 553), que recebe especificamente pneus para reciclagem.

O secretário destacou que além de ser passível de multa para o responsável, o descarte irregular entope bueiros e tubulações de águas pluviais, algo preocupante para esse período. Outros bairros onde constantemente há esse problema são Miguel Badra, Rio Abaixo, Jardim Revista e Jardim Colorado.

O chefe da pasta destacou algumas ações já tomadas pela Prefeitura de Suzano, em especial a abertura dos Ecopontos e o reforço da fiscalização de descartes irregulares de entulho e da atuação das empresas de caçamba, e adiantou que outras também estão previstas. Quanto às denúncias, elas podem ser feitas ao Departamento de Fiscalização de Posturas, ligado à Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, pelo telefone (11) 4745-2046.