12/03/2018

Prefeitura de Suzano prorroga primeira data de vencimento do IPTU para 29 de março

Prefeitura de Suzano prorroga primeira data de vencimento do IPTU para 29 de março

Mudança foi motivada pela greve por tempo indeterminado decretada pelos funcionários dos Correios, o que comprometeu o envio dos carnês

A Prefeitura de Suzano prorrogou para 29 de março (quinta-feira) a data de vencimento para pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano. A mudança foi motivada pela greve por tempo indeterminado decretada por funcionários dos Correios em praticamente todo o Brasil nesta segunda-feira (12/03). Inicialmente, o prazo para recolher o tributo neste mês era o próximo dia 15 (quinta-feira).

Na semana passada, os carnês do IPTU foram entregues pela administração municipal aos Correios para que pudessem ser postados aos contribuintes. No entanto, a paralisação dos trabalhadores da estatal foi definida na última sexta-feira (09/03), o que comprometeu o envio. Diante da falta de previsão de quando os serviços poderão voltar à normalidade e da proximidade da data de vencimento original, a Prefeitura de Suzano determinou a prorrogação para até o último dia útil do mês de março (29/03).

Ao mesmo tempo, o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, reforça a informação de que há a possibilidade de os contribuintes consultarem o imposto e imprimirem a segunda via no site da administração municipal: www.suzano.sp.gov.br. Na página, o usuário deve acessar a aba “IPTU, Taxa de Licença e ISS Fixo”, que fica na parte superior da tela. Em seguida é levado ao Portal do Cidadão, onde poderá escolher a opção “Emissão 2ª Via IPTU 2018”. Para tanto, é necessário digitar o número da inscrição cadastral do imóvel desejado.

Em relação à nova data definida para pagamento, mesmo com o prazo anterior ainda presente na cobrança, todas as medidas necessárias foram tomadas.

O contribuinte de Suzano pode escolher entre a quitação da cota única com desconto de 5% ou o parcelamento em até dez vezes (março a dezembro). O pagamento poderá ser feito tanto em casas lotéricas quanto nos bancos conveniados (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil). Ao todo, foram confeccionados 118.245 carnês. A previsão de arrecadação com o IPTU neste ano é de R$ 88 milhões.