Fix
14/04/2018

Prefeitura de Suzano implementa hortas educativas no Centro de Convivência

Iniciativa da Diretoria de Agricultura proporciona educação ambiental e contato com alimentos orgânicos para pessoas com deficiência

Os alunos do Centro de Convivência para pessoas com deficiência, da Prefeitura de Suzano, colheram a primeira safra do projeto Horta Educativa, realizado em parceria com entidades, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e outros órgãos da administração municipal.

Como parte dos programas da Diretoria de Agricultura, (subordinada à pasta do Desenvolvimento Econômico), a iniciativa tem como objetivo apresentar aos participantes uma oportunidade de ter contato com as técnicas de plantio e cuidados com uma horta, contribuindo para o lado educativo e terapêutico ao manusearem a terra. Ao mesmo tempo, é proporcionada a possibilidade de consumir alimentos cultivados de maneira artesanal, sem uso de agrotóxicos ou elementos nocivos.

Além dessa, o Centro de Convivência, que fica na Vila Figueira, também contará em breve com uma horta suspensa, que está sendo construída sobre uma estrutura de alvenaria. A iniciativa tem como objetivo oferecer a experiência do cultivo de verduras e legumes para pessoas com dificuldades de locomoção.

O projeto teve uma etapa experimental no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Palmeiras. De lá para cá, também foram implantadas outras hortas educativas em escolas nos bairros Fazenda Aya e Jardim Natal, além de uma horta sustentável, instalada em parceria com uma organização não-governamental (ONG) da cidade dedicada à recuperação de dependentes químicos.

O projeto conta com a participação de uma equipe de sete integrantes, entre voluntários, técnicos e engenheiros agrônomos, que fornecem mudas e todas as informações necessárias e coordenam o trabalho de implantação.

Para o diretor de Agricultura da Prefeitura de Suzano, Minoru Harada, outras duas hortas serão instaladas ainda neste mês, uma no Jardim São Bernardino e outra no distrito de Palmeiras, com previsão de entrega em até três semanas.