14/08/2019

Prefeito inaugura ‘Horta Comunitária Elevada’ no Parque Maria Helena

Projeto foi realizado em parceria com a comunidade e tem como objetivo atender a população do bairro; a ideia é expandir para outros locais de Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou na tarde desta quarta-feira (14/08) da inauguração da Horta Comunitária Elevada do Parque Maria Helena. O evento contou com as presenças do secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, e do diretor de Agricultura, Minoru Harada.

O projeto tem parceria com a população e contou com uma emenda parlamentar do vereador Max Eleno Benedito – no valor de R$ 7,5 mil – para a compra de parte do material necessário para a construção. O local também recebeu recentemente uma academia ao ar livre da Prefeitura de Suzano.

A horta foi implantada em uma área pública localizada na rua Cidade de Diadema pela Diretoria Municipal de Agricultura, que também será responsável por dar assistência aos cuidadores.

As estruturas foram construídas com telhas e blocos de concreto. Inicialmente, foram plantadas mudas de alface, rúcula e cebolinha. Além disso, foram utilizados materiais como areia, cimento, terra e adubo. Também já foram providenciados regadores e pulverizadores.

De acordo com o diretor de Agricultura, a Horta Comunitária Elevada tem como principal objetivo auxiliar a população do bairro, com a doação de parte do que for cultivado no local. Minoru Harada explicou ainda que há uma altura ideal que possibilita o manuseio por parte de idosos e crianças, servindo também como horta educativa e terapia ocupacional.

O próximo passo agora, segundo o vereador Max Eleno Benedito, é montar uma comissão de moradores para que fique responsável pela produção, cuidado e colheita. Ele enfatizou que a ideia é expandir o projeto para que o espaço tenha também árvores frutíferas, sendo que era um terreno onde havia o despejo de lixo e entulho e agora conta com uma nova cara e um novo destino.

Esse tipo de horta já existe no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), bem como no Centro de Convivência da pessoa com deficiência. No entanto, é o primeiro em área aberta.

Ashiuchi ressaltou que a ideia é estender para outros bairros e este servirá de modelo. O prefeito concluiu dizendo que deseja fazer em breve uma área de lazer para as famílias. Além de todos os benefícios que o complexo traz, o chefe do Executivo também acredita que o ambiente promove interação e aproximação da comunidade com a administração pública.