19/03/2019

Prefeito de Suzano acompanha trabalho de apoio na Escola Estadual Raul Brasil

Prefeito de Suzano acompanha trabalho de apoio na Escola Estadual Raul Brasil

Profissionais da rede municipal voltaram a atuar com alunos, pais e professores durante acolhimento, principalmente em atendimento psicológico

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhou nesta terça-feira (19/03) a atuação dos profissionais da rede municipal em apoio ao trabalho do governo do Estado para recepção dos estudantes e familiares durante a reabertura da Escola Estadual Professor Raul Brasil, no Jardim Imperador. Trata-se do mesmo atendimento promovido no dia anterior (18/03), principalmente, junto a educadores e funcionários da unidade.

“Este é um processo não apenas de recuperação de um grande trauma, mas de reconstrução de nossa identidade, onde contamos com maior solidariedade e empatia”, afirmou Ashiuchi. Ele estava acompanhado dos secretários de Educação, Leandro Bassini, e de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon.

No local, atuaram mais de 40 profissionais de pastas municipais e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), principalmente psicólogos e assistentes sociais. Além disso, uma ambulância foi colocada à disposição e houve atividades lúdicas e rodas de conversa. Ao longo da semana serão realizadas outras ações, como preparação para a retomada da rotina escolar.

O secretário de Saúde reforça que a atuação das equipes da Prefeitura de Suzano tem como objetivo ajudar no processo de luto, principalmente em sua fase mais aguda. “Há diversas etapas e as primeiras são as mais intensas. É um longo processo e todos os casos serão acompanhados de perto em nossos equipamentos municipais para auxiliar neste terrível episódio”, reafirmou Guillaumon.

O prefeito enfatizou o fato de que a população está se mobilizando para o retorno à rotina. Tanto que ontem foi realizado um ato para promover a paz e ajudar estudantes, educadores e profissionais no retorno ao cotidiano escolar em breve. A iniciativa, liderada pela própria comunidade, contou com bexigas e camisetas na cor branca entre os participantes.

Caps

O apoio da Prefeitura de Suzano vem sendo realizado desde o primeiro momento, principalmente por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar. A Secretaria de Saúde organizou no local um plantão de atendimento a vítimas, testemunhas, parentes e a todos que se sentiram afetados pela tragédia até sexta-feira (22/03) em dois horários: das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas. O Caps Alumiar fica na rua Otávio Miguel da Silva, 187, no Jardim Imperador.