Missão

Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças

I Observar a legislação federal, estadual e municipal no âmbito de sua atuação;
II Atuar como órgão de direção superior da Administração Municipal;
III Auxiliar o Prefeito Municipal nos assuntos afetos à respectiva pasta;
IV Coordenar a elaboração das propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias, do Orçamento Anual e do Plano Plurianual;
V Definir diretrizes para a captação de recursos junto a terceiros e manter contatos nos níveis municipal, estadual e federal em assuntos relacionados à sua área de atuação;
VI Garantir a elaboração e execução do planejamento da Prefeitura junto às Secretarias Municipais;
VII Promover, normatizar e organizar atividades relacionadas à compra e licitações de materiais, obras e serviços, bem como armazenamento e distribuição de materiais utilizados pela Prefeitura;
VIII Garantir a integração das áreas de compras, almoxarifado e patrimônio;
IX Garantir a aquisição de bens e a contratação de serviços;
X Realizar a incorporação e a manutenção permanente dos inventários de bens;
XI Gerir o controle de todos os contratos e convênios firmados pelo Município;
XII Garantir o recebimento de bens e o controle do almoxarifado;
XIII Coordenar o recebimento de bens e o controle do abastecimento das diversas áreas da Prefeitura pelo almoxarifado;
XIV Zelar pela guarda dos processos administrativos de licitações;
XV Acompanhar e orientar os trabalhos das comissões permanentes de licitação;
XVI Exercer controle do custeio da máquina administrativa;
XVII Realizar o controle interno da Administração Direta e Indireta e de entidades de direito privado que recebam recursos do Município de Suzano, em conformidade com o art. 74 da Constituição Federal;
XVIII Solicitar e acompanhar auditorias programadas ou especiais, a partir da emissão de Ordens de Serviços, cujo objetivo é fomentar ações que visem promover a eficiência e eficácia na utilização dos recursos públicos, bem como a economicidade e, consequentemente, a efetividade dos programas de governo;
XIX Promover outras auditorias que guardem relação com o erário público local;
XX Implementar plano de trabalho com o fito de redefinir as metas de despesas das Secretarias;
XXI Implantar e acompanhar o processo de modernização administrativa;
XXII Efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais do respectivo órgão;
XXIII Exercer o controle orçamentário no âmbito da Secretaria;
XXIV Promover a constante modernização técnica, por intermédio de estudos para a melhoria dos serviços oferecidos pela Secretaria;
XXV Gerir, na forma da lei, todo fundo especial que lhe esteja afeto, executando sua programação orçamentária e financeira;
XXVI Atender às solicitações da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;
XXVII Executar outras atribuições correlatas que lhes forem delegadas por ato próprio do Prefeito Municipal e que não sejam de sua competência exclusiva.