13/08/2019

Patrimônio Cultural é tema de audiência pública nesta quarta e quinta-feira

Ação tem como objetivo debater a criação do Conselho do Patrimônio Cultural de Suzano e também medidas de preservação e proteção

A Secretaria da Cultura de Suzano vai promover uma audiência pública sobre patrimônio cultural do município. Esse fórum ocorrerá em dois dias: nesta quarta (14/08), às 19 horas, e quinta-feira (15/08), às 14 horas, no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

Com a ação, a pasta coletará contribuições à criação do Conselho do Patrimônio Cultural de Suzano e medidas de preservação e proteção que deverão constar de lei específica. O secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, ressalta que a audiência é aberta a todos os interessados em debater a preservação da identidade histórica da cidade. A minuta de lei sobre o tema está disponível desde a semana passada no site da Prefeitura de Suzano, na aba Imprensa Oficial.

O chefe da pasta destaca que o trabalho deve passar por pesquisas, publicações, educação patrimonial da população, preservação de fachadas e volumetria, tombamento e outras formas para bens materiais e imateriais. De acordo com o secretário, Suzano é um município jovem e tem poucos marcos físicos de sua história, o que torna mais urgente que se preserve estes poucos ícones que contam a história da formação e evolução da cidade.

Garippo reforça que a Secretaria Municipal de Cultura vem trabalhando desde o início da gestão na construção e na valorização de patrimônio históricos. Afirmou ainda que, até o final do ano, o município ganhará o Casarão da Memória, que servirá como museu, e o site Memória e Futuro, que democratizará o acesso e permitirá a construção colaborativa dos conteúdos de valor histórico, além da continuidade do projeto Memória Viva, que continua promovendo o registro de pessoas que contribuíram com a história da cidade.