13/09/2019

Palestra destaca riscos e danos ao dirigir sob efeito de bebida alcoólica

Palestra destaca riscos e danos ao dirigir sob efeito de bebida alcoólica

Iniciativa foi da Cipa da Prefeitura de Suzano e apresentação coube ao tenente Marcos Carbonel, comandante do posto do Corpo de Bombeiros

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano promoveu na tarde desta sexta-feira (13/09) a palestra “Álcool x Direção: Na Contramão da Vida”. A atividade foi realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna, para um público de 40 pessoas, entre servidores municipais e população em geral, em alusão a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

A apresentação coube ao tenente Marcos Vinícius Carbonel, comandante dos postos do Corpo de Bombeiros de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Por meio de vídeos, dados estatísticos e outras informações, o oficial mostrou aos presentes as consequências que a ingestão de bebida alcoólica e outros comportamentos de risco na condução de um veículo podem causar e destacou a importância da cultura de prevenção.

“É preciso ter muita responsabilidade no trânsito. Levantamentos mostram que 75% dos acidentes são causados por falha humana, como imprudência, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, falta de atenção e ingestão de bebida alcoólica. O consumo em excesso de álcool é alarmante, pois se trata de uma droga psicoativa que atua diretamente no cérebro e afeta reflexos e capacidade de raciocínio do condutor”, explicou o tenente Carbonel.

O presidente da Cipa da Prefeitura de Suzano, César Braga, elogiou a apresentação feita pelo bombeiro e destacou que esta tem sido uma das iniciativas do grupo, de mensalmente promover atividades com servidores e população em geral, em especial palestras que tenham cunho de conscientização. Ele disse que a equipe busca agir para prevenir e, para isso, nada melhor do que se capacitar ouvindo pessoas que são especialistas em suas áreas de atuação.