28/11/2019

Palestra destaca importância da integração no trabalho

Palestra destaca importância da integração no trabalho

Evento aberto ao público tratou sobre fomento de oportunidades, economia solidária e outros temas

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano promoveu, em parceria com o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), um evento especial para mais de cem espectadores nesta quinta-feira (28/11). Com o tema “Seja atrativo ao Mundo do Trabalho”, a palestra foi apresentada pelo especialista João Paulo Lima no Anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.

O Acessuas Trabalho tem como objetivo buscar a autonomia de famílias que fazem uso da política de Assistência Social pela integração ao mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação, intermediação ao mercado de trabalho e outras abordagens que ajudam na integração da comunidade.

Segundo Ivanir Soares de Olanda, da Associação de Moradores do Parque Umuarama, a iniciativa foi positiva, permitindo o fortalecimento das chances de emprego. “Foi uma atividade que começou em outubro deste ano, uma descoberta mútua tanto dos instrutores quanto dos alunos”, explicou.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocencio, agradeceu pelo empenho e pela dedicação dos participantes das atividades, apresentou os trabalhos já realizados pela pasta e as ações agendadas para o futuro. Ele afirmou que a constituição de uma política pública voltada à garantia dos direitos da população é a base da cidade, bem como a retomada do lugar de destaque de Suzano como protagonista.

O vice-prefeito Walmir Pinto reafirmou o compromisso da cidade na defesa das políticas públicas voltadas à assistência social. Segundo Walmir, vivemos o tempo do desmonte, em que várias cidades estão promovendo o fechamento de suas unidades que atendem à população em vulnerabilidade. Para o vice-prefeito, é preciso união para garantir os direitos, e esta força vem do apoio da população.