28/04/2016

Ouvidoria Municipal atende 1,3 mil demandas no primeiro trimestre de 2016

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Controladoria Geral e através da Ouvidoria Municipal, recebeu no primeiro trimestre desse ano 1.335 mil demandas. Esse número se refere aos atendimentos feitos pessoalmente na unidade, via telefone e e-mail. O número representa o empenho da Administração Municipal em oferecer aos munícipes um espaço adequado de interação e um ponto de acesso aos serviços públicos.

“É um número significativo e que mostra que a população reconhece a Ouvidoria Municipal como um canal de interação para com os serviços públicos. Ao longo do tempo estamos capacitando nossos funcionários e melhorando nossa estrutura de atendimento para que o suzanense tenha 100% de acesso tanto à informação quanto às requisições de serviços”, argumentou o secretário titular da pasta, coronel José Ferreira dos Santos.

Ainda nesse mês, a Prefeitura de Suzano lançou a mais nova ferramenta de acesso à informação e serviços públicos requisitados até então somente na Ouvidoria Municipal. O “e-Protocolo” foi criado para tornar os processos do órgão mais rápidos, agilizando a prestação de serviços para a população. Com isso, o munícipe pode fazer qualquer reclamação via internet, podendo acompanhar de perto os trâmites e os desdobramentos dos mesmos.

O acesso é feito no portal virtual da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br). Após isso, basta clicar na aba superior “e-Protocolo”. É necessário que o munícipe faça um pequeno cadastro com e-mail e CPF. Ao usufruir da ferramenta, o suzanense pode solicitar informações diversas tanto no que tange à Lei de Acesso à Informação, quanto sobre mais de 20 assuntos ligados à pasta como poda de árvore, limpeza ou adequação de terrenos, logradouros públicos, bueiros, bem como denunciar invasões irregulares e o descumprimento da Lei do Silêncio.

O secretário José Ferreira dos Santos lembrou que o e-Protocolo vai modernizar a estrutura de trabalho da Ouvidoria Municipal, tornando os processos mais ágeis e facilitando o acesso dos munícipes. “É um ganho para o município e para a população em geral. Por meio do e-Protocolo criamos um canal direto para solicitações de serviços diversos como tapa buracos, instalação de lombadas, placas, limpeza de vias, além de denúncias de perturbação do sossego e focos de dengue em geral. Por meio dessa ferramenta a população está mais amparada”, argumentou Ferreira.

Informações ou dúvidas sobre o e-Protocolo podem ser consultadas por meio do telefone da Ouvidoria Municipal (0800 774 2007).

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)