10/07/2019

Operação reforçada da GCM garante mais segurança durante feriado

Operação reforçada da GCM garante mais segurança durante feriado

Com patrulhamento intensificado, corporação obteve sucesso em ocorrências na cidade, inclusive em flagrantes

Com patrulhamento ostensivo intensificado desde o início do mês, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu e registrou importantes ocorrências durante o último feriado prolongado.

Em um dos casos, um caminhão foi apreendido na estrada Portão do Honda, no Jardim Gardênia Azul, por descarte de lixo e entulho. O veículo também apresentava pneus carecas e na CNH do motorista não constava a categoria necessária para dirigi-lo. A GCM entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e solicitou um motorista para transportar o caminhão até o pátio da Casa Branca, onde seria periciado.

Já no Jardim Casa Branca, uma equipe realizava patrulhamento no último domingo (07/07) quando avistou dois suspeitos de tráfico de drogas. Um deles portava uma pochete com R$ 12 em dinheiro, 15 saquinhos de maconha e 17 porções e 140 pinos de cocaína.

A comandante em exercício da GCM, Rosemary Caxito, ressaltou que a operação conta com escalas extras de efetivo a fim de manter a corporação sempre presente na cidade. Ela disse que a operação tem dado bastante resultado porque o efetivo está mais presentes em alguns bairros e fazendo pontos de parada em determinadas ruas críticas. Segundo ela, a população, inclusive, tem relatado se sentir mais segura por observar que há mais guardas nas ruas.

Rosemary destaca ainda que a Patrulha Maria da Penha tem trazido bastante garantia para a segurança das vítimas de violência e obtido resultados importantes. Durante o feriado prolongado a GCM registrou duas desobediências contra vítimas com medidas protetivas, que foram atendidas pela patrulha. Esse trabalho vem crescendo, e dos casos acompanhados não houve problema de óbito ou de agressão mais violenta. O efetivo também tem conseguido controlar os agressores por meio de monitoramento e de ajuda de parentes e vizinhos, que, somados ao apoio da gestão municipal, têm sido primordiais.