10/07/2019

Operação reforçada da GCM garante mais segurança durante feriado

Com patrulhamento intensificado, corporação obteve sucesso em ocorrências na cidade, inclusive em flagrantes

Com patrulhamento ostensivo intensificado desde o início do mês, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu e registrou importantes ocorrências durante o último feriado prolongado.

Em um dos casos, um caminhão foi apreendido na estrada Portão do Honda, no Jardim Gardênia Azul, por descarte de lixo e entulho. O veículo também apresentava pneus carecas e na CNH do motorista não constava a categoria necessária para dirigi-lo. A GCM entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e solicitou um motorista para transportar o caminhão até o pátio da Casa Branca, onde seria periciado.

Já no Jardim Casa Branca, uma equipe realizava patrulhamento no último domingo (07/07) quando avistou dois suspeitos de tráfico de drogas. Um deles portava uma pochete com R$ 12 em dinheiro, 15 saquinhos de maconha e 17 porções e 140 pinos de cocaína.

A comandante em exercício da GCM, Rosemary Caxito, ressaltou que a operação conta com escalas extras de efetivo a fim de manter a corporação sempre presente na cidade. Ela disse que a operação tem dado bastante resultado porque o efetivo está mais presentes em alguns bairros e fazendo pontos de parada em determinadas ruas críticas. Segundo ela, a população, inclusive, tem relatado se sentir mais segura por observar que há mais guardas nas ruas.

Rosemary destaca ainda que a Patrulha Maria da Penha tem trazido bastante garantia para a segurança das vítimas de violência e obtido resultados importantes. Durante o feriado prolongado a GCM registrou duas desobediências contra vítimas com medidas protetivas, que foram atendidas pela patrulha. Esse trabalho vem crescendo, e dos casos acompanhados não houve problema de óbito ou de agressão mais violenta. O efetivo também tem conseguido controlar os agressores por meio de monitoramento e de ajuda de parentes e vizinhos, que, somados ao apoio da gestão municipal, têm sido primordiais.