12/08/2019

Obras na região da Igreja do Baruel devem ser concluídas até o final de setembro

Informação foi confirmada pela Upae nesta segunda-feira (12/08) durante vistoria às intervenções

As obras de revitalização da região da Igreja do Baruel, no distrito de Palmeiras, vão ser concluídas até o final de setembro. A informação foi confirmada pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) da Prefeitura de Suzano nesta segunda-feira (12/08), durante vistoria às intervenções, que seguem com a remoção da antiga estrutura da praça e com o trabalho de topografia.

Na manhã desta segunda-feira, retroescavadeiras e caminhões estavam realizando a retirada da antiga estrutura da praça que havia no local, bem como a topografia e preparação do solo. Os serviços sucederam as atividades de colocação de guias e sarjetas e da troca de parte do pavimento de paralelepípedos na praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi.

Outro ponto já cumprido no projeto foi a remoção de oito famílias instaladas irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP) junto à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), que foram encaminhadas para conjuntos habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

De acordo com o assessor estratégico da Upae, André Chiang, a expectativa é que a próxima fase seja a de pavimentação, com a implantação dos bloquetes, e início do paisagismo e da troca de iluminação em frente à capela Nossa Senhora da Piedade. Segundo o assessor, a previsão é de entregar o local até a Festa do Baruel, que ocorre no fim de setembro. Será um centro turístico e que vai ofertar mais qualidade de vida às pessoas que vivem no entorno.

Os trabalhos, que são acompanhados pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, estão sendo realizados em uma área de 4,2 mil m² e é conhecida como o local da fundação histórica de Suzano.

O layout dos arredores da praça, onde é realizada a Festa do Baruel, que em 2019 chega à sua 103ª edição, vem sendo tratado entre os organizadores dos festejos e a Secretaria Municipal de Cultura. Os diálogos têm como principal objetivo manter as tradições locais e auxiliar na transição para a nova configuração do espaço, que no futuro poderá contar também com um polo de gastronomia, inspirado no trabalho já realizado no município de Guararema.

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o trabalho realizado na Igreja do Baruel pode significar o ponto de mutação para centenas de famílias no município. De acordo com o chefe do Executivo suzanense, ao valorizar de maneira pungente o turismo histórico em na cidade e na região, novas oportunidades surgem para pessoas de toda a área e de todo o Estado conhecerem a história. Para o prefeito, o local merece ser conhecido por sua importância no povoamento durante a época colonial, além da tradicional festa que é uma das mais antigas na região.