11/02/2020

Núcleo de Acompanhamento aos Servidores completa um ano de trabalho

Neste período, 247 pessoas receberam mais de 2 mil atendimentos; setor também atua em eventos voltados à promoção da qualidade de vida

O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) da Prefeitura de Suzano, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, completa nesta terça-feira (11/02) seu primeiro ano de atuação. Neste período, 247 pessoas procuraram o setor. Uma atividade especial está programada para esta sexta-feira (14/02), às 9h30, no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro).

A implantação do NAS foi motivada pela proposta da melhoria da qualidade de vida e da valorização do servidor público. O trabalho é realizado na Sala Psicóloga Juçara Brochado, localizada no subsolo do Paço Municipal Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro). O agendamento é possível tanto por livre iniciativa quanto por encaminhamento do Departamento Médico da Prefeitura de Suzano.

A equipe é composta por cinco profissionais entre atendentes, educadores sociais e psicólogos. Ao longo de 2019, foram realizados 2.042 atendimentos direcionados a 247 funcionários, de todas as secretarias, com maior procura nos meses de julho, setembro e novembro, conforme aponta levantamento.

Além do acolhimento, o setor realizou ações de conscientização e voltadas ao bem-estar, promovidas em conjunto com outros setores da administração municipal: prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); uso consciente de medicamentos; e o evento “Ouvir Mais”, voltado à saúde auditiva.

Segundo a coordenadora do NAS, Renata Pires, o trabalho realizado tem sido gratificante, tanto pela adesão à iniciativa quanto pela melhoria na qualidade de vida de quem busca o serviço. Ela afirmou que é uma experiência compartilhada, em que ambos os lados atuam para se concretizar uma nova realidade, como algo positivo tanto dentro do ambiente de trabalho quanto fora dele. A equipe atua para consolidar este serviço dentro da estrutura de apoio ao servidor da Prefeitura de Suzano.

Para a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, o NAS presta um relevante serviço não apenas aos funcionários, mas à comunidade como um todo. Para ela, estimular a boa saúde mental dos homens e mulheres que trabalham a serviço do cidadão suzanense não é apenas uma ação de vanguarda e valorização, mas também garante a prestação de um serviço cada vez melhor para a população.