12/07/2019

Meio Ambiente e Polícia Civil flagram descarte irregular de entulho na região norte

Caso ocorreu em uma área particular no bairro Veraneio Juruá e resultou na apreensão do caminhão utilizado para o delito

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano e a Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (12/07), resultou na apreensão de um veículo que era utilizado para descarte irregular de entulho e lixo em uma área no Veraneio Juruá, bairro da região norte da cidade. O caminhão foi apreendido e o motorista conduzido para prestar esclarecimentos no 2º Distrito Policial do Boa Vista.

O caso ocorreu pouco depois das 10 horas, na rua Augusto Antônio Rodrigues. Ao serem comunicados do fato, policiais civis acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encaminhou agentes de fiscalização. No local, um terreno particular, foi constatada a irregularidade: um caminhão de uma empresa de transporte de caçamba fazia o descarte de vários tipos de resíduos. Diante do flagrante, as medidas necessárias foram tomadas, com o encaminhamento do fato para a autoridade policial, que registrou o boletim de ocorrência de crime ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, que esteve no local, destacou a ação rápida e conjunta com a Polícia Civil para impedir o despejo ilegal dos detritos. Gianuzzi disse que a Prefeitura de Suzano está atuando fortemente no combate aos descartes irregulares de entulho e lixo, por meio de medidas enérgicas em relação a essa prática danosa ao meio ambiente. O secretário disse que a pasta não vai esmorecer diante daqueles que insistem em desrespeitar as leis da cidade.

Com o objetivo de reduzir o número de casos desse tipo, a pasta vem trabalhando no cadastramento de empresas de coleta restos de construção civil que atuam em Suzano. O secretário ainda ressaltou que a população pode auxiliar o Poder Público. Ocorrências de descarte ilegal devem ser encaminhadas por meio do telefone da Ouvidoria Geral (0800 774 2007). Em casos de flagrante de crime ambiental, denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal (GCM), pelos telefones (11) 4745-2150 ou 153, e à Secretaria de Meio Ambiente, em (11) 4745-2055.