15/05/2019

Integrantes da CIPA passam por capacitação para combate ao princípio de incêndio

Participantes aprenderam a identificar e usar diferentes tipos de extintores

Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Prefeitura de Suzano, passaram por capacitação teórica e prática nesta quarta-feira (15/05), quanto à prática do uso de diferentes tipos de extintores para combater o princípio de incêndio. A atividade faz parte da programação do Curso de Formação de Cipeiros (CFC). Já nesta quinta-feira (16/05) ocorrerá o último encontro do grupo, sobre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros

Promovido pela Secretaria Municipal de Administração e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a capacitação ofereceu aos cipeiros orientação de como identificar o princípio de incêndio e a manusear corretamente os tipos extintores, indicados para cada situação, como fogo em objetos sólidos ou incêndio ocasionado por materiais químicos e inflamáveis, por exemplo.

A atividade prática supervisionada ocorreu na parte externa do Paço Municipal José Firmino da Costa, com o auxílio de tambores e papelão, que simularam um princípio de incêndio para treinamento dos integrantes. Além disso, também foram abordados os erros e equívocos recorrentes na utilização do material e foi reforçada a atenção quanto ao prazo de validade do produto.

Para esta quinta-feira, os membros vão conhecer o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e as noções de primeiros socorros. De acordo com o presidente da Cipa, César Braga, a atividade será aplicada em parceria com agentes do Samu e os cipeiros deverão aprender a realizar manobras importantes, como para desengasgamento e reanimação cardiopulmonar (RCP), com o auxílio de bonecos.

A ação está programada inicialmente para acontecer nos períodos da manhã e tarde, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682), sujeita a mudanças de local.

O grupo da CIPA é responsável pela prevenção e primeiro atendimento de casos de acidentes de trabalho. Os novos membros, eleitos pelo voto direto internamente, passam por aproximadamente 20 horas de capacitação. A posse de suas atribuições está programada para o próximo dia 28 (terça-feira), também no Moriconi.