07/10/2019

GCM dá início à formação de agentes em patrulhamento tático

Objetivo é capacitar participantes para que possam integrar novas equipes da Romu, do Canil e do futuro grupamento de atuação com motocicletas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano iniciou nesta segunda-feira (07/10) o curso de Patrulhamento Tático para integrantes da corporação. A formação oferecida se estenderá até 1º de novembro. O objetivo é capacitar os participantes para que possam integrar novas equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Canil e do futuro grupamento de atuação com motocicletas.

O comandante da GCM de Suzano, Sérgio de Assis Andrade, destacou que o objetivo é concentrar a mesma doutrina em um só local. Desta forma, é possível estabelecer um padrão de procedimento tático, o que será bastante importante e eficiente. Ele explicou ainda que a iniciativa é parte do processo de criação da Inspetoria de Operações Especiais. Nela serão reunidas as equipes do Romu, do Canil e do grupamento de motocicletas.

Durante o curso haverá instruções com representantes das GCMs de Ribeirão Pires, Mauá e Jandira, além de Suzano. A formação começou nesta segunda-feira com uma aula inaugural da Romu. Os participantes serão avaliados por todo o período em que estiverem dentro e fora da instrução. Entre as disciplinas que serão abordadas estão Ações Embarcadas em Viaturas, Direitos Humanos, Uso de Algemas, Controle de Distúrbios Civis, Fundamentos do Tiro, Busca Veicular etc.

O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Antônio Wenzler, afirmou que busca capacitar mais agentes para o Romu e para o Canil. A meta é ter uma tropa preparada e elitizada cada vez maior para o enfrentamento de ocorrências de maior gravidade.