14/02/2020

Evento celebra primeiro ano de atuação do NAS

Em 12 meses, o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores recebeu 264 funcionários e realizou 2.137 atendimentos

O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) da Prefeitura de Suzano, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, promoveu nesta sexta-feira (14/02) um evento em comemoração ao seu primeiro ano de funcionamento. Em 12 meses, o setor recebeu 264 pessoas e realizou 2.137 atendimentos. O local visa a melhoria da qualidade de vida e a valorização do servidor público, por meio do acolhimento.

Na ocasião, a equipe apresentou o balanço de ações deste primeiro ano de atuação. Das mais de 200 pessoas que passaram pelo NAS, 78% são mulheres e 22% homens. Desses, a maioria corresponde a servidores da Educação e da Saúde, que são as secretarias com mais funcionários. O índice total de atendidos representa cerca de 5% do efetivo da administração municipal, que conta com 5 mil colaboradores.

O balanço apontou também que pouco mais da metade dos casos é encaminhado pelo departamento médico, enquanto 44% partem da livre iniciativa do servidor em busca de acolhimento. Em 2019, o núcleo ainda direcionou grande parte dos participantes à psicoterapia e à avaliação psiquiátrica, bem como sugeriu o acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e orientou a busca por avaliação clínica.

Neste primeiro ano em funcionamento, 104 casos foram concluídos: 76% motivados por assuntos pessoais, 17% por questões relacionadas ao trabalho e 7% por demandas pessoais e profissionais. Durante a confraternização nesta sexta-feira, os presentes puderam assistir ao depoimento de alguns servidores que passaram pelo NAS e enxergaram um recomeço.

A apresentação emocionou a secretária de Administração, Cíntia Renata Lira. Para ela é gratificante ver que é possível mudar tantas realidades. A secretária agradeceu aos servidores e ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, que imediatamente abraçou a ideia.

Representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, parabenizou a equipe e reforçou a importância de desmistificar estereótipos sobre o atendimento psicoterapêutico. Ela disse que ficou extremamente feliz em saber que dentro da prefeitura existe esse núcleo que faz a diferença pelo simples fato de estender a mão ao próximo.

O NAS é coordenado psicóloga Renata Pires, que lidera uma equipe de atendentes, educadores sociais, psicólogos e agora também um assistente social. O trabalho é realizado na Sala Psicóloga Juçara Brochado, localizada no subsolo do Paço Municipal Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro). O agendamento é possível tanto por livre iniciativa quanto por encaminhamento do Departamento Médico da Prefeitura de Suzano.

Presenças
A confraternização de um ano do núcleo foi prestigiada pelos secretários municipais Marcelo Prado (Comunicação Pública), Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer) e Edson Gianuzzi (Meio Ambiente); pelo controlador Geral do Município, Fátimo Rodrigues; pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), César Braga; e pelo representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Suzano Walter de Souza Dias.