Fix
12/06/2018

Ecoponto do Boa Vista é referência em Suzano para descarte de pneus

Local foi visitado e elogiado por representantes do Recilanip, programa de logística reversa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

O Ecoponto instalado pela Prefeitura de Suzano no bairro Cidade Boa Vista é o local de referência no município para o descarte de pneus usados. O material não só é abrigado de maneira adequada como também tem a destinação correta para o seu reaproveitamento. Este serviço, inclusive, foi conhecido de perto, recentemente, por representantes do Recilanip, programa de logística reversa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), com a qual o município mantém uma parceria.

Na última semana, eles estiveram no local e elogiaram a estrutura, que funciona na rua Vítor Miquelino, 553, ao lado da Praça Padre Cícero. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, enquanto a cidade coloca à disposição este Ecoponto para recebimento dos pneus, cabe à Reciclanip realizar o recolhimento posterior, que ocorre duas ou três vezes por mês. Este material, então, é encaminhado para uma recicladora em Bragança Paulista, no interior do Estado, onde o serviço é financiado pelo programa.

A abertura de um lugar específico na Cidade Boa Vista para esta finalidade foi promovida pela Prefeitura de Suzano em 2017. Desde então, tem sido bastante utilizado. O reflexo positivo dessa iniciativa foi a redução de pontos de descarte irregular e de casos de queima de pneus na cidade.

Além deste, outro Ecoponto de Suzano bastante utilizado é o do Parque Maria Helena. A unidade, que fica na rua Antônio Francisco dos Santos, 186, recebe, principalmente, restos de construção civil. Em menos de um mês de funcionamento, o local registrou o descarte de 42 toneladas de entulho, 30 metros cúbicos de madeira e cem quilos de materiais recicláveis.