05/12/2018

Dirigente do Saspe confirma edição 2019 do Curso de Promotoras Legais

Dirigente do Saspe confirma edição 2019 do Curso de Promotoras Legais

Inscrições para cem vagas terão início em 14 de janeiro (segunda-feira); capacitação destinada às mulheres entra para sua sétima edição

A dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, confirmou que haverá a edição 2019 do Curso de Promotoras Legais Populares (PLP) para cem mulheres de Suzano. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (04/12), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, durante formatura das 25 alunas da sexta turma do PLP.

Ao todo, serão disponibilizadas cem vagas que poderão ser preenchidas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a partir de 14 de janeiro, na sede do Saspe, que fica na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro. No ato, é preciso apresentar documento original com foto e uma cópia, além de foto 3×4. A capacitação será ministrada às terças-feiras, entre 18h30 e 21 horas, no decorrer de 2019. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Com início às 18h30, o anfiteatro Orlando Digenova ficou lotado com familiares e amigos que foram prestigiar as mulheres. A formatura contou com uma apresentação sobre a importância do curso e com homenagens aos colaboradores, professores e participantes que fizeram a diferença ao longo dos 8 meses da capacitação. Entre eles, estavam o fotógrafo Wanderley Costa e o servidor da Secretaria Municipal de Cultura Marcos Cunha. Logo após, as alunas receberam o certificado de conclusão de curso e realizaram uma apresentação de dança do ventre.

De acordo com a coordenadora do Promotoras Legais, a advogada Sandra Lopes Nogueira, a turma levou o nome da coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade, Rosemary Ferreira Caxito. “De forma democrática, as formandas escolheram este nome como forma de homenagear a atuação desta agente, que vem realizando um belo trabalho em Suzano no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher e o feminicídio”, informou.

Segundo Larissa, o 6° PLP foi oferecido gratuitamente pelo Saspe e contou com 35 palestras, ministradas durante 8 meses, sempre às terças-feiras, entre 8 de março e 27 de novembro de 2018. Desta forma, a confirmação da 7ª edição mostra a seriedade e o sucesso da capacitação.

Além de Larissa, participaram da cerimônia o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo; o vice-presidente da Câmara Municipal, Rogério Gomes do Nascimento; o vereador Marcos Antonio dos Santos; a presidente da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Suzano, Patrícia Braga; o membro do Grupo Reflexivo Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o advogado César Braga; a coordenadora da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Fabiana Costa; e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do distrito do Boa Vista, Ebert Bola.