15/02/2018

‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela será realizado neste sábado

Iniciativa da Prefeitura de Suzano ocorrerá no Parque Max Feffer, das 9 às 16 horas, com 10 mil doses fracionadas disponíveis para a população

A Secretaria de Saúde de Suzano realizará neste sábado (17/02), das 9 às 16 horas, o “Dia D” da campanha de vacinação contra a febre amarela no município. A ação ocorrerá no Centro de Formação de Atletas Maurice Bou Assi, localizado nas dependências do Parque Municipal Max Feffer (entrada pela avenida Brasil, s/n, Jardim Imperador), onde ainda haverá outras ações voltadas à saúde e ao bem-estar da população. Ao todo, 10 mil doses fracionadas estarão disponíveis.

O “Dia D” terá a participação de cerca de 50 profissionais da rede municipal de saúde, que farão a triagem dos interessados em tomar a vacina contra a febre amarela. Também haverá testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C – por parte do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) –, aferição de pressão arterial, glicose e outros exames, orientação do setor de Controle de Zoonoses sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, serviços odontológicos e uma barraca de geração de renda dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

A vacina não será destinada a pessoas que já receberam a dose completa ou a dose fracionada nos últimos oito anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes em tratamento contra câncer ou com o sistema imunológico comprometido, bebês com menos de nove meses de idade e adultos com mais de 60 anos sem recomendação médica. Para ser imunizado, o interessado deverá apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de endereço e carteira de vacinação (se possível).

A iniciativa do “Dia D” integra a segunda etapa da vacinação contra a febre amarela, realizada no município desde 7 de fevereiro. Nesta fase, foram distribuídas doses em três pontos da cidade. Desde o final de dezembro, mais de 132 mil pessoas já foram vacinadas.