Programas

BANCO DE ALIMENTOS

O objetivo do programa é captar doações de alimentos e promover sua distribuição, diretamente ou através de entidades previamente cadastradas às pessoas e/ou famílias em estado vulnerável. Atualmente quem coordena o programa, dentro da Secretaria, é a Diretoria de Agricultura.
Telefone: 11 4746-1580 Endereço: Rua Abdo Rachid, 55 – Centro

 

BANCO DO POVO PAULISTA (BPP)

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. O objetivo do programa é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo.

A taxa de juros é de apenas 0,35% ao mês, pré-fixados, acrescido de tarifa de sustentabilidade no valor de 1% + FDA.

Para informações sobre valores e prazos, entre em contato com a unidade do nosso município

Telefone: 11 4744-6778 Endereço: Av. Paulo Portela, 210 – Térreo – Jardim Paulista

 

JOVEM CIDADÃO

É um programa que em parcerias com empresas da iniciativa privada e sem fins lucrativos, tem o objetivo de facilitar a entrada de alunos das escolas estaduais no mundo do trabalho, através do estágio remunerado. Podem participar do programa, alunos com idade entre 16 e 21 anos, regularmente matriculados no ensino médio de qualquer escola estadual.

Telefone: 11 4742-5514 Endereço: Av. Paulo Portela, 210 – Térreo – Jardim Paulista

 

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Em Suzano é possível obter mais informações e realizar os serviços oferecidos pelo MEI indo diretamente ao posto de atendimento.

Endereço: Av. Paulo Portela, 210 – Térreo – Jardim Paulista

 

POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR (PAT)

O PAT têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. No posto da cidade de Suzano são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra (através do Sistema são ofertadas vagas pelos empregadores e neste mesmo sistema os trabalhadores são cadastrados, assim há um cruzamento de dados, e o cidadão pode concorrer à vaga que estiver de acordo com seu perfil); Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Todos os serviços realizados são gratuitos.

Endereço: Av. Paulo Portela, 210 – Térreo – Jardim Paulista

 

SETORES DO PAT

  • Captação de Vagas
    O setor de Captação de Vagas permite a negociação entre o empregador e posto a cerca da inserção de vagas no sistema e realização do processo seletivo, assim como todos os detalhes a serem acordados. Este serviço é totalmente gratuito.
    Telefone: 4742-5515

 

  • Seguro-Desemprego
    Para melhor atender a população, o serviço de habilitação do Seguro-Desemprego é realizado de acordo com agendamento prévio, que pode ser realizado por telefone ou pessoalmente na recepção do PAT.
    Telefone: 4745-2264

 

  • Cursos e Capacitações
    O PAT Suzano, busca viabilizar e trazer cursos e capacitações para os munícipes. Para se manter informado a respeito destes cursos é necessário visitar o posto ou ligar.
    Telefone: 4742-7107

 

TIME DO EMPREGO

O objetivo do programa é proporcionar aos trabalhadores desempregados orientação e preparação para o mercado de trabalho, de acordo com suas habilidades, conhecimentos, interesses e valores. O Time do Emprego leva em conta não apenas a recolocação do profissional no mercado, mas o resgate das habilidades, autoestima e cidadania, bem como o aprendizado de técnicas da procura de emprego e ainda se propõe a ajudar os trabalhadores a se valorizarem, a estabelecer e cumprir metas pessoais e profissionais, a conquistar seu lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo um conhecimento e uma autoconfiança que os acompanhará para muito além do emprego.
Entre outras coisas, os trabalhadores aprendem a reconhecer suas habilidades, elaborar um currículo, como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado de trabalho, como realizar uma pesquisa de potenciais empregadores, como entrar em contato com essas empresas, como organizar sua procura por trabalho, como planejar o orçamento doméstico e noções de empreendedorismo. Todos estes itens compõe dez temas diferentes, que são discutidos ao decorrer de doze encontros e conduzidos por dois ou mais Facilitadores.
Em Suzano o programa existe desde 2011 e atua de forma descentralizada, visando atingir diferentes públicos em todas as regiões e bairros do município.

Telefone: 11 4742-5515 Endereço: Av. Paulo Portela, 210 – Térreo – Jardim Paulista