Perfil Socioeconômico

O município de Suzano tem condições ideais para abrigar empresas e empreendimentos. A economia no município é fortemente caracterizada pelas atividades industrial, comercial e hortifrutigranjeira. Além disso possui localização privilegiada, grande polo industrial e comércio diversificado.

Suzano tem hoje um dos maiores PIB per capita do Alto Tietê e é referência industrial e comercial da região.

Com a construção do Rodoanel e os investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana, Suzano cresce com planejamento e está preparada para novos investidores. A Prefeitura investe na formação e capacitação da população, por meio de programas sociais e orientação aos alunos para o primeiro emprego. E mantém o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) que recoloca pessoas no mercado de trabalho e garante mão de obra capacitada para atender às demandas locais.

A cidade conta com SENAI e uma parceria forte com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), mantendo um diálogo transparente e aberto com empresários, comerciantes e empreendedores. Além disto, a Prefeitura acaba de estabelecer parceria com o Investe São Paulo, programa da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, com o objetivo de atrair investimentos e promover a cidade.

Dados Gerais do Município

Área da unidade territorial – 206,24 km²
População estimada 2018 (IBGE) – 285.257 habitantes
PIB – 10,328 bilhões (IBGE, 2015)
PIB Per Capita a preços correntes – R$ 37.305,73
73% do território é inserido na área de proteção aos Mananciais e 7% na área de proteção ambiental
da várzea do Rio Tietê.

Localização

Próxima à capital de São Paulo, é de fácil acesso por meio de trens, ônibus e automóveis. Suzano fica
apenas a 30 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, pertence a Região do Alto Tietê e faz
divisa com o ABC Paulista.