08/08/2018

Crianças da Chácara Sete Cruzes participam da ‘Farofada nas Escolas’

Ao todo, 40 alunos participaram de uma oficina de fotografia e terão trabalhos expostos no evento de abertura do festival Farofa

A Secretaria de Educação de Suzano e o projeto Farofa Festival de Fotografia realizaram, na manhã desta quarta-feira (08/08), a atividade “Farofada nas Escolas”, na Escola Municipal Mônica Sônia Pinheiro Franco Maida, na Chácara Sete Cruzes. Na próxima sexta-feira (10/08) a mesma ação está programada para ocorrer na Escola Municipal Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia.

Na ocasião, o fotógrafo Guilherme Silva, que é um dos organizadores do projeto, realizou uma oficina de orientação e técnicas básicas de fotografia, para 40 estudantes do 3º e 5º anos (de 8 a 11 anos). O workshop também permitiu que eles pudessem vivenciar na prática, no próprio pátio da unidade, os conhecimentos que receberam em sala de aula.

Segundo Silva, as fotos dos alunos farão parte da mostra no lançamento oficial do Farofa Festival de Fotografia. Vale destacar que os estudantes que participaram da “Farofada nas Escolas” vão ter a oportunidade de conferir essa exposição.

Programação

O Farofa é considerado um festival documental e artístico, por isso é destinado a todo o público. A abertura será realizada em 17 de agosto (sexta-feira), às 19h30, no hall de entrada do Centro Cultural Moriconi. Na sequência, às 20h30, ocorrerá a palestra “10×5: A História da Foto”, no Anfiteatro Orlando Digenova, que fica nas dependências do prédio municipal.

No dia 18 (sábado) está programada a maior parte das atividades. Às 8h30 será realizada a “Farofada na Feira”, uma saída fotográfica até o Largo da Feira da cidade. Das 10 às 18 horas ocorrerá a “Farofeirinha – Feira de Fotografia e Arte”, no hall de entrada do Centro Cultural Moriconi. Já às 11 horas está prevista a mesa de debate “As Mina Pá”, no Anfiteatro Orlando Digenova. Na sequência haverá três palestras, no mesmo local: “Caminhos do Fotojornalismo na Era Digital” (14 horas), “Fuga” (16 horas) e “Sou Farofa” (17 horas). Para encerrar, haverá projeção e leilão de fotografias, às 19 horas, na rua Nove de Julho, 398, no Jardim Santa Helena.

Já em 19 de agosto (domingo), quando se comemora o Dia Internacional de Fotografia, o Anfiteatro Orlando Digenova receberá duas atividades. A primeira será a mesa de debate “Origem, uma Vivência Analógica”, às 10h30. Em seguida ocorrerá a palestra “Têmpora In Ngô Meitire”, a partir das 11h30. O encerramento do festival está previsto para as 13 horas, com uma confraternização com todos os envolvidos no projeto, no Casarão das Artes (rua Vinte e Sete de Outubro, 271 – Centro).