14/03/2019

COMUNICADO OFICIAL – ATUALIZAÇÃO (14/03)

COMUNICADO OFICIAL – ATUALIZAÇÃO (14/03)
A Prefeitura de Suzano informa que mais de 15 mil pessoas passaram pela Arena Suzano, no Parque Municipal Max Feffer, entre 7 e 18 horas, onde foi realizado o velório de seis vítimas do ataque armado à Escola Estadual Professor Raul Brasil, ocorrido na manhã desta quarta-feira (13/03).

Cerca de 50 profissionais da rede municipal de saúde prestaram atendimento no local do velório, entre médicos psiquiatras e clínicos gerais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais.

Pela manhã, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recepcionou o ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, e o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. Na oportunidade, o chefe do Executivo suzanense propôs medidas de segurança, como, por exemplo, a atuação de policiais militares da reserva nos setores administrativo das escolas estaduais.

Às 11 horas foi celebrada uma missa com o padre Cláudio Taciano, da Igreja Matriz São Sebastião, e às 14 horas um ato ecumênico teve à frente o bispo Júlio Vertulo, da Igreja Mundial Cristã, e o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, da Diocese de Mogi das Cruzes, em memória das vítimas Marilena Ferreira Vieiras Umezo (funcionária)Eliane Regina Oliveira Xavier (funcionária)Kaio Lucas da Costa Limeira (estudante)Claiton Antonio Ribeiro (estudante)Samuel Melquiades Silva de Oliveira (estudante) e Caio Oliveira (estudante).

Já às 15 horas, os cortejos foram iniciados. Todos os sepultamentos, com exceção da Marilena, ocorreram em jazigos do Cemitério Municipal São Sebastião (rua Cássia Francisco, 651 – Sítio São José, Suzano).

Também no final da tarde desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em conjunto com o Conselho Tutelar, acompanhou e realizou atendimento técnico aos alunos – menores de idade – que prestaram os primeiros depoimentos na Delegacia de Polícia Central de Suzano para o inquérito policial que investiga o caso. Inclusive, a pasta orienta pais e responsáveis de outros menores que possam ser intimados a colaborar com o inquérito que procurem a SMADS pelo telefone (11) 4745-2154.

Além disso, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da região central ficou bastante movimentado nesta quinta-feira. No local, alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil e de outras instituições de ensino procuraram os profissionais da unidade para acolhimento e apoio.

PRÓXIMAS AÇÕES

Nesta sexta-feira (15/03), a Secretaria Municipal de Educação vai realizar uma videoconferência com toda a equipe escolar para definir as ações que serão tomadas junto aos 26 mil alunos das escolas públicas municipais, a partir da próxima segunda-feira (18/03), para conscientizar e combater a violência e o assédio moral, visando estabelecer uma cultura de paz. Desta forma, a ideia é que haja um trabalho exclusivo de abordagem sobre o assunto com cada faixa etária.

Já a Secretaria de Saúde de Suzano vai se reunir com os funcionários da rede municipal e com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para definir as novas estratégias de atendimento às famílias das vítimas e também para agregar mais profissionais às equipes de plantão.

ESTADO DE SAÚDE

A estudante Beatriz Gonçalves Fernandez, internada desde quarta-feira (13/03) na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, recebeu alta hoje (14/03) por volta das 11 horas. Já o estudante Guilherme Ramos do Amaral, também internado na Santa Casa, apresenta quadro estável de saúde após passar por uma cirurgia no joelho esquerdo no final desta manhã. Ainda não há previsão de alta.

DECRETO

A Prefeitura de Suzano decretou luto oficial de três dias (13, 14 e 15/03) consecutivos na cidade (Decreto Municipal nº 9.312/2019) em razão do atentado.

A Secretaria de Educação de Suzano comunica que as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de março, em memória às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil. As aulas devem ser retomadas na próxima segunda-feira (18/03).

Da mesma maneira, atividades nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura estão suspensas. As aulas serão retomadas também na segunda-feira (18/03), assim como as programações nos Centros Culturais, Teatro Dr. Armando de Ré e Cineteatro Wilma Bentivegna.