12/07/2019

Cineteatro recebe palestra sobre bullying para servidores e população em geral

Cineteatro recebe palestra sobre bullying para servidores e população em geral

Evento abre projeto mensal de apresentações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano

Com o tema “Bullying: E eu com isso?”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano abriu um projeto mensal de palestras na tarde desta sexta-feira (12/07) no Cineteatro Wilma Bentivegna. O projeto é dirigido aos servidores públicos e à população em geral.

O presidente da Cipa, César Braga, contou que as apresentações serão realizadas toda segunda sexta-feira do mês, sempre voltadas à prevenção de acidentes e de problemas de saúde física ou mental. Segundo ele, a comissão busca especialistas que estão dentro da estrutura administrativa. A proposta é trazer temas importantes voltados para a segurança, assunto principal da Cipa, e cuidar da saúde física e mental do trabalhador, lembrando ainda do intelectual. Isso será oferecido tanto para o servidor público quanto para a população da cidade.

Palestrante do dia, Marinete Pereira de Souza Oliveira é do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino – Região de Suzano, docente em ensino superior e mestra em Políticas Públicas. Ela explicou que o bullying é um fenômeno contemporâneo e que necessita de um envolvimento e uma corresponsabilização de todos: da família, dos educadores, da escola e da sociedade.

Ela completou dizendo que, se não há uma intervenção adequada para que o bullying possa ser superado, ele poderá se tornar um conflito que surge na maturidade como algo mal resolvido. Por isso, há a necessidade de alertar a sociedade para que todos possam se articular e pensar de que forma entender essa questão. O título da palestra faz a provocação para lembrar de que é necessário pensar nessa questão.

César Braga destacou que a proposta do projeto é fazer uma interação entre os especialistas dos temas propostos, os servidores e o público em geral. Braga concluiu dizendo que a Cipa é interna, mas a peculiaridade desse tipo de comissão em prefeituras é preservar a integridade física e mental do trabalhador, do servidor público. Mas, além disso, observar o entorno para lidar com o público externo, que é para quem os serviços são ofertados.