13/07/2019

Centro Dia do Idoso inicia atendimento nesta segunda-feira

Solenidade realizada na manhã deste sábado marcou a inauguração oficial da unidade no bairro Cidade Boa Vista

O Centro Dia do Idoso Joaquim Pinto Filho, construído pela Prefeitura de Suzano no bairro Cidade Boa Vista, iniciará os trabalhos de atendimento das primeiras pessoas já cadastradas nesta segunda-feira (15/07). Uma cerimônia realizada na manhã deste sábado (13/07) marcou a inauguração do novo equipamento público, que terá gestão da Associação Assistencial à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), com subsídio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A unidade terá capacidade para prestar serviços para até 50 idosos, por meio de atividades psicossociais, físicas, culturais e de socialização. Até o momento, 20% das vagas foram referenciadas e um mapeamento está sendo realizado para a complementação por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Creas).

Os profissionais que atuarão com os beneficiados, de segunda a sexta-feira, são pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, entre outros. A presidente da Aamae, Silvia Rangel, que nomeou Eudite Dias como coordenadora do local, explicou que a entidade vai trabalhar com foco na inclusão e no rompimento da vulnerabilidade social dessas pessoas, estimulando o empoderamento e o envolvimento de suas famílias e da comunidade.

O público-alvo é de pessoas com mais de 60 anos semidependentes e que tenham laudo médico atestando essa condição. Mais informações podem ser obtidas no Creas de Suzano, que fica na rua General Francisco Glicério, 1.410, no centro da cidade. O telefone para contato é (11) 4743-2588.

Este é 9º Centro Dia do Idoso inaugurado nos últimos seis meses a partir de parceria entre o governo do Estado e os municípios, por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O imóvel tem 520 m² de área construída e conta com dormitórios, varandas, cozinha, salas de atendimento, salão de atividades, ambulatório e uma área externa destinada à horta comunitária e com academia ao ar livre. O investimento total foi de R$ 893,9 mil, sendo R$ 500 mil do governo estadual e o restante do município.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, destacou que a entrega deste equipamento público demonstra a importância e a relevância que Suzano dá para o tema dos idosos. Ela comemorou o fato de a cidade ter um prefeito sensibilizado e preocupado com esse assunto. Para ela, a relação entre Estado e município deve ser de duas mãos, com ambos muito próximos um do outro, como tem acontecido em Suzano.

Antes do descerramento das placas e da fita inaugural da unidade, que fica na rua Tito Prates, 475, a representante do governador João Doria entregou ao prefeito Rodrigo Ashiuchi uma certificação da primeira etapa cumprida por Suzano para obtenção do Selo Município Amigo do Idoso.

O chefe do Executivo suzanense disse que o governo municipal está atento a essa questão desde o início, conforme ações já desenvolvidas para este público, como a criação do Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti. Para o prefeito, o Centro Dia do Idoso vem se somar a esse trabalho, com o objetivo de promover qualidade de vida e um novo ânimo às pessoas com mais de 60 anos que necessitam do Poder Público, por meio da convivência, da interação e do fortalecimento de vínculos.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocencio, enalteceu a satisfação de participar da entrega porque se tratava de uma obra abandonada na gestão passada. Ele afirmou que a pasta está resgatando o trabalho de assistência que havia sido estabelecido em Suzano em um passado recente e que era referência, focando no envelhecimento ativo e na garantia de direitos da população idosa, por meio do funcionamento de equipamentos como este centro.

Homenagem

O nome escolhido para o Centro Dia do Idoso é o de Joaquim Pinto Filho. Natural de Minas Gerais, atuou como operário e comerciante em Suzano e é pai do vice-prefeito Walmir Pinto, que participou do evento ao lado de sua esposa, Solange Ferreira de Carvalho Pinto, de sua mãe, Nilza Rosa da Silva Pinto, e de seus irmãos e sobrinhos. Para Walmir, esta obra é de fundamental importância para a região norte da cidade. O vice-prefeito se disse honrado, em nome da família, já que seu pai Joaquim está entre os muitos outros que ajudaram a construir Suzano.

Presença

Entre as demais autoridades presentes na solenidade estavam a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi; o deputado estadual André do Prado; os secretários municipais Marcelo Prado (Comunicação Pública), Geraldo Garippo (Cultura), Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Said Raful Neto (Governo); o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; e os vereadores Rogério Gomes do Nascimento, Antônio Rafael Morgado, Neusa dos Santos Oliveira e Marcos Antônio dos Santos.