04/12/2018

Baruel passa por revitalização para se tornar Centro de Turismo

Primeira etapa consiste na ampliação das vias, reforma do pavimento e construção do estacionamento; Região será um polo turístico e deve ser entregue em até 150 dias

As obras de revitalização da região do Baruel já estão sendo realizadas e completam 15 dias nesta terça-feira (04/12). O projeto, que é executado pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, tem o objetivo de ampliar a área no entorno da Igreja Baruel para torná-la um polo turístico, com a implantação do “Centro de Turismo do Baruel”. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de até 150 dias.

Nesta primeira etapa, que consiste na requalificação da parte física em frente à Igreja, localizada na Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, está sendo feita a remoção de parte do pavimento de paralelepípedos – que será reaproveitado em uma das entradas do local -, retirada do antigo asfalto da praça e compactação da sub-base para a implantação do assento do bloquete intertravado em toda a área, além da construção do estacionamento, aberturas das vias e implantação de guias e sarjetas.

Além disso, já foi iniciada também a reintegração de posse das famílias que estão em Áreas de Proteção Permanente (APP), que ficam às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). No total, quatro de oito famílias já foram transferidas do local, já que também estão em área de risco por causa da estrada. Caso a caso está sendo avaliado para que essa mudança seja realizada em comum acordo entre as partes. De acordo com a pasta, houve um cadastramento para garantir moradia a todos os proprietários.

A área do Baruel possui 4,2 mil metros quadrados e mais 600 metros de extensão de rua. O objetivo da administração municipal com essas obras de melhorias na infraestrutura é também reforçar a importância do Baruel, que é o Marco Zero do município.

Os próximos passos da revitalização consistem na instalação da parte elétrica, iluminação e paisagismo, bem como a revegetação da área para a recuperação da mata ciliar às margens da rodovia.