04/12/2018

Baruel passa por revitalização para se tornar Centro de Turismo

Baruel passa por revitalização para se tornar Centro de Turismo

Primeira etapa consiste na ampliação das vias, reforma do pavimento e construção do estacionamento; Região será um polo turístico e deve ser entregue em até 150 dias

As obras de revitalização da região do Baruel já estão sendo realizadas e completam 15 dias nesta terça-feira (04/12). O projeto, que é executado pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, tem o objetivo de ampliar a área no entorno da Igreja Baruel para torná-la um polo turístico, com a implantação do “Centro de Turismo do Baruel”. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de até 150 dias.

Nesta primeira etapa, que consiste na requalificação da parte física em frente à Igreja, localizada na Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, está sendo feita a remoção de parte do pavimento de paralelepípedos – que será reaproveitado em uma das entradas do local -, retirada do antigo asfalto da praça e compactação da sub-base para a implantação do assento do bloquete intertravado em toda a área, além da construção do estacionamento, aberturas das vias e implantação de guias e sarjetas.

Além disso, já foi iniciada também a reintegração de posse das famílias que estão em Áreas de Proteção Permanente (APP), que ficam às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). No total, quatro de oito famílias já foram transferidas do local, já que também estão em área de risco por causa da estrada. Caso a caso está sendo avaliado para que essa mudança seja realizada em comum acordo entre as partes. De acordo com a pasta, houve um cadastramento para garantir moradia a todos os proprietários.

A área do Baruel possui 4,2 mil metros quadrados e mais 600 metros de extensão de rua. O objetivo da administração municipal com essas obras de melhorias na infraestrutura é também reforçar a importância do Baruel, que é o Marco Zero do município.

Os próximos passos da revitalização consistem na instalação da parte elétrica, iluminação e paisagismo, bem como a revegetação da área para a recuperação da mata ciliar às margens da rodovia.