09/02/2018

‘Antigos Carnavais’ é a marchinha vencedora de concurso da Secretaria de Cultura

Composição é de autoria de Francisco Claret Assis Silva e foi interpretada pela sua irmã Teresa Galvão, que são da cidade

O clima de festa tomou conta do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi na noite desta quinta-feira (08/02). O público presente pôde ter momentos de boa música e também conheceu os ganhadores do Concurso de Marchinhas de Carnaval “Troféu Zé Kéti – Máscara Negra”, promovido pela Prefeitura de Suzano. Todas as 20 composições selecionadas para a fase final da disputa, de um total de 53 inscritas, foram apresentadas no evento.

A marchinha vencedora foi “Antigos Carnavais”, de autoria de Francisco Claret Assis Silva e interpretada pela sua irmã Teresa Galvão, que são da cidade. Em segundo lugar ficou a música “Trinta Ovos por Dez”, composta por Roni Valk, do Rio de Janeiro, e com performance de Yrapoan Junior. “A Bateria Explodiu”, de Marcelo Burani Kowalski, de Suzano, e executada pela cantora Cristoilma, foi a terceira colocada. Além do “Troféu Zé Kéti – Máscara Negra”, eles também ganharam premiação em dinheiro: R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

O evento teve início por volta das 20 horas e se estendeu até as 21h30. As 20 marchinhas que concorriam foram apresentadas para um público de cerca de cem pessoas, no hall de entrada do Centro Cultural Moriconi, por músicos contratados pela pasta e por intérpretes que eram os próprios autores das letras ou cantores escolhidos por eles. As composições foram analisadas por um júri composto de cinco profissionais ligados à música da cidade. Após pouco mais de 30 minutos o resultado foi divulgado. A premiação foi feita pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pela primeira-dama Larissa Ashiuchi e pelo secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo.

Para o secretário Geraldo Garippo, a iniciativa de promover a final da disputa como um evento aberto ao público foi uma forma de criar um ambiente descontraído e atrair as pessoas que curtem o Carnaval na cidade. A intenção da pasta, segundo ele, é que a cada edição seja prestado tributo a um artista diferente no nome do troféu.

Saúde
Durante as apresentações no Centro Cultural Moriconi, agentes do Serviço de Atendimento Especial e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, estavam no local fazendo a distribuição de preservativos, gel lubrificante e panfletos com informações sobre Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) e testes rápidos e HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Eles também prestavam orientações e falavam da importância de um comportamento responsável nas relações íntimas, principalmente nessa época de Carnaval. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4741-2537 e 4759-1722.

QUADRO

1º Lugar – Prêmio de R$ 2 mil
Música: Antigos Carnavais
Autor: Francisco Claret de Assis (Suzano)