Fix
X

Error ao efetuar o cadastro tente novamente, ou mais tarde!

As informações foram enviadas com Sucesso.
Abriremos o documento em outra janela, Obrigado!

Para que seja possível fazer o download e a fim esclarecer dúvidas ou comunicar alterações sobre este documento, é necessário preencher o formulário.

Registro de Interesse no Documento
Dados para Contato
 

Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e, no caso do Governo Brasileiro, ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).

O eMAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os atalhos padrões do governo federal são:

Teclando-se:

  • Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
  • Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé.

No caso do Firefox, em vez de Alt + Número, tecle simultaneamente Alt + Shift + Número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + Número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + Número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + Número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Afim de facilitar o acesso de todos, disponibilizaremos links de sites referente à acessibilidade:

Leitores de Tela Gratuito

NVDA
O primeiro software open source da nossa lista é totalmente gratuito e ainda pode ser modificado para receber melhorias. Baixe NVDA grátis.

Dosvox
O sistema Dosvox não é propriamente um leitor de telas, mas um sistema de acesso a computadores para deficientes. Possui recursos interessantes, como editor de texto, calculadora, agenda, jogos, dicionário etc.

Orca
Assim como o NVDA , o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de tela é também um ampliador de tela, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.